Telefônica muda CEO após pedido do governo espanhol - 20/01/2025 - Mercado

Telefônica muda CEO após pedido do governo espanhol – 20/01/2025 – Mercado

O conselho da Telefônica anunciou Marc Murtra como novo CEO da empresa, após a demissão de José María Álvarez-Pallete no último sábado (18). A alteração atende um pedido do grupo estatal espanhol Sepi, que é o maior acionista do grupo de telecomunicações espanhol.

A Telefônica divulgou que a troca atende “a nova estrutura acionária da empresa” e o desejo de alguns acionistas por uma “nova etapa” na liderança.

O governo espanhol teve um papel decisivo na decisão, que ocorreu após uma reviravolta de investidores iniciada com o anúncio em 2023 que o STC, grupo controlado pelo fundo soberano da Arábia Saudita, comprou 9,9% da Telefônica. Em resposta, o governo espanhol aumentou sua própria participação na Telefônica para 10%, através do Sepi.Álvarez-Pallete foi chamado para uma reunião com o primeiro-ministro Pedro Sánchez na sexta-feira (17) para ser informado de que seria demitido, segundo uma pessoa familiarizada com a situação.

O conselho da empresa se reuniu para concordar com a decisão na tarde de sábado. Escolheu Murtra de outra empresa parcialmente estatal —a Indra, um grupo de defesa conhecido por seus sistemas de radar, onde ele era presidente.

O STC afirmou que deseja colaborar com a Telefônica, elogiando os “ativos de infraestrutura de classe mundial” do grupo espanhol e a tecnologia de ponta em áreas como inteligência cognitiva e internet das coisas.O investimento do STC marca um forte retorno da empresa para investir no exterior após um período de retração desde sua primeira incursão quando adquiriu participações em telecomunicações na Índia, Indonésia e Malásia há mais de 15 anos. A empresa saiu da maioria desses investimentos, mas manteve uma participação na Maxis da Malásia.

No entanto, à medida que o fundo soberano saudita PIF buscava crescimento rápido como parte da estratégia do reino para diversificar sua economia nos últimos anos, o STC buscou oportunidades fora da região do Golfo, onde operam telecomunicações no Kuwait e Bahrein, além da Arábia Saudita.

A Tawal, uma subsidiária da STC, adquiriu infraestrutura de torres no valor de 1,22 bilhão de euros do United Group em 2023 para ativos na Bulgária, Croácia e Eslovênia.
Folha Mercado
Receba no seu email o que de mais importante acontece na economia; aberta para não assinantes.

A Telefônica, que tem um valor de mercado de 22 bilhões de euros, é vista como uma empresa estratégica porque está envolvida em questões de segurança nacional e defesa cibernética, mas também é conhecida por alguns investidores pelo excesso de burocracia.

Durante os nove anos de Álvarez-Pallete no comando, as ações da Telefônica caíram cerca de 50% em um momento em que o setor de telecomunicações europeu enfrentava dificuldades No ano passado, perdeu sua posição como maior provedora de telecomunicações por número de clientes na Espanha quando a Orange e a MásMóvil se fundiram.

O presidente destituído, que trabalhou na companhia por 26 anos e liderava a empresa desde 2016, viajou pelo menos uma vez à Arábia Saudita para discutir o futuro da Telefônica com executivos do STC.

O STC não tem um assento no conselho de 15 membros da Telefônica, mas espera-se que busque preencher uma vaga atual com um de seus candidatos.

Além da demissão, Álvarez-Pallete concordou com o pedido do conselho para que renunciasse como diretor, de acordo com o grupo de telecomunicações. O conselho afirmou que expressou unanimemente sua “mais profunda gratidão” a ele “pelos muitos serviços prestados e por seu extraordinário esforço, dedicação e contribuição durante sua longa carreira profissional no grupo”.



Créditos

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *