A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) anunciou mudanças no vestibular de 2026, com redução no número de questões da segunda fase e atualização na lista de leituras obrigatórias. O calendário, as etapas do processo seletivo e as regras para isenção da taxa também foram divulgados.
As inscrições vão de 1º de agosto a 1º de setembro e devem ser feitas no site da Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares). A primeira fase será aplicada em 26 de outubro. A segunda fase ocorre em dois dias: 30 de novembro e 1º de dezembro.
Antes disso, em setembro, haverá prova de habilidades específicas para candidatos ao curso de música. Já os candidatos aos cursos de artes visuais, artes cênicas, dança e arquitetura farão as provas específicas de 3 a 5 de dezembro. A primeira chamada será divulgada em 23 de janeiro de 2026.
QUAIS FORAM AS MUDANÇAS?
A principal mudança para esta edição é a redução do número de questões no segundo dia da segunda fase: de 20 para 18. A Comvest diz que a medida pretende diminuir o cansaço dos candidatos, já que as perguntas exigem leitura e interpretação detalhadas.
Veja a nova distribuição de questões específicas:
Humanas/Artes: 5 de história, 5 de geografia, 1 de filosofia e 1 de sociologia
Natureza: 7 de biologia, 5 de química
Exatas: 5 de física, 5 de química
As demais provas da segunda fase não mudam.
Primeiro dia: todos fazem redação (com duas propostas), seis questões de língua portuguesa e literatura, além de quatro questões interdisciplinares (duas de ciências da natureza e duas de inglês);
Segundo dia: além das específicas, há prova de matemática (com número de questões que varia conforme a área) e duas questões interdisciplinares de ciências humanas.
COMO CONSEGUIR A ISENÇÃO DA TAXA?
Candidatos que se enquadrem nos critérios da Comvest poderão pedir isenção da taxa de inscrição de 12 de maio a 6 de junho. A solicitação e o envio dos documentos devem ser feitos online. O benefício vale tanto para o vestibular tradicional quanto para o Enem-Unicamp. A lista dos contemplados sai em julho.
QUAL A LISTA DE OBRAS OBRIGATÓRIAS?
A lista de leitura da Unicamp 2026 tem nove obras, entre livros, contos e músicas. A novidade é o livro No seu pescoço, de Chimamanda Ngozi Adichie, que entra no lugar de Niketche, de Paulina Chiziane.
Veja a lista completa:
Nome do livro
Ano de lançamento
Autor/Autora
País
Prosas seguidas de odes mínimas
1973
José Paulo Paes
Brasil
Olhos d’água
2014
Conceição Evaristo
Brasil
A vida não é útil
2020
Ailton Krenak
Brasil
Casa Velha
1885/1943
Machado de Assis
Brasil
Vida e morte de M.J. Gonzaga de Sá
1919
Lima Barreto
Brasil
No seu pescoço
2009
Chimamanda Ngozi Adichie
Nigéria/Estados Unidos
Morangos mofados
1982
Caio Fernando Abreu
Brasil
Alice no país das maravilhas
1865
Lewis Carroll
Reino Unido
Canções de Cartola
Entre as décadas de 1930 e 1970
Cartola
Brasil
Os contos selecionados de “Morangos mofados”, de Caio Fernando Abreu, são: “Além do ponto”, “Aqueles dois”, “Diálogo”, “O dia em que Júpiter encontrou Saturno”, “Pêra, uva ou maçã?” e “Terça-feira gorda.
As canções do músico Cartola são de diferentes álbuns do cantor. Foram escolhidas para o vestibular: “Alvorada”, “As rosas não falam”, “Cordas de aço”, “Disfarça e chora”, “O inverno do meu tempo”, “O mundo é um moinho”, “Que é feito de você?”, “Sala de recepção”, “Silêncio de um cipreste”, “Sim”.
A Comvest recomenda que os estudantes usem as obras como base para reflexões e análises, não apenas para decorar resumos ou datas.
QUAL É O CALENDÁRIO DO VESTIBULAR?
Isenção da taxa: 12/5 a 6/6/2025
Inscrições: 1/8 a 1/9/2025
1ª fase: 26/10/2025
2ª fase: 30/11 e 1/12/2025
Habilidades específicas – Música: setembro
Habilidades específicas – demais cursos: 3 a 5/12/2025
Resultado – 1ª chamada: 23/1/2026