Uma infecção com a novidade versão da Mpox, clado 1b, foi detectada na Alemanha pela primeira vez, informou o Instituto Robert Koch, uma poder de saúde, nesta terça-feira (22).
A infecção ocorreu fora do país europeu e foi detectada na última sexta-feira, de conciliação com o instituto, que acrescentou que não vê um risco aumentado para a Alemanha, mas que está “monitorando a situação de perto”.
A versão do clado 1b é responsável por uma epidemia de mpox no continente africano.
O ressurgimento da doença, anteriormente conhecida uma vez que “varíola dos macacos”, na África, principalmente na República Democrática do Congo, assim uma vez que no Burundi, no Quênia, em Ruanda e em Uganda, e o surgimento da versão (clado 1b), levaram a OMS (Organização Mundial de Saúde) a legislar uma emergência de saúde pública internacional em 14 de agosto, seu nível de alerta mais supino.
O Clado 1b é uma versão do Clado 1, que ficava restrita à República Democrática do Congo (RDC). O clado 2 foi o que causou a epidemia em 2022, que se disseminou pela Europa e região das Américas. Menos hostil, promovia uma doença mais ligeiro.
Estudos indicam, no entanto, que infecções causadas pela novidade versão são mais graves, mais transmissíveis e tem maior mortalidade em relação ao clado 2.
A Mpox é transmitida por contato e geralmente é ligeiro, mas pode ser trágico em casos raros. Razão sintomas semelhantes aos da gripe e lesões cheias de pus no corpo.