Vítima de João de Deus transforma trauma em livro - 11/12/2025 - Mônica Bergamo

Vítima de João de Deus transforma trauma em livro – 11/12/2025 – Mônica Bergamo

A executiva de moda e ativista Andrea Mannelli lançou nesta semana o livro “Musculatura Emocional” (Editora Jandaíra). Vítima de abuso sexual cometido pelo médium João de Deus, ela afirma que a obra é uma forma de promover transformações reais na vida de pessoas que se identificam com sua trajetória. O livro está disponível para compra nas plataformas digitais.

A obra usa a expressão “musculatura emocional” como metáfora para a capacidade humana de se reconstruir. Combina memórias e reflexões sobre inteligência emocional, resiliência e propósito.

Andrea conta que a ideia do livro surgiu diante de um dilema pessoal. “Pensava em como resolver aquilo e, então, me lembrei da superação daquela situação [o abuso], que foi muito mais traumática. Se eu havia conseguido me reerguer uma vez, conseguiria novamente.”

Ela diz que a violência sofrida e a decisão de falar publicamente sobre o caso foram o período mais difícil de sua vida. “Precisei acessar todos os recursos emocionais de que dispunha, além dos que encontrei durante um processo terapêutico intenso, para conseguir me curar.”

A executiva afirma que, em vários momentos, achou que não superaria o trauma. “Tudo era superlativo, inclusive a vulnerabilidade e a culpa. Era avassalador.”

Em 2010, Andrea viajou até Abadiânia (GO) em busca de cura para a mãe, diagnosticada erroneamente com câncer — o quadro era, na verdade, um tumor benigno. Ela relata que vivia um dos momentos de maior fragilidade emocional de sua vida e que temia perder a mãe.

“Depois do abuso, passei por uma confusão mental e percebi que o que tinha acontecido na sala dele era muito errado. Sentia uma angústia enorme, mas havia aquele discurso de que aquela era a única forma de curar minha mãe e que, se eu contasse, perderia o efeito. Não conseguia organizar as ideias, sentia muita sonolência e só pensava em dormir e ir embora daquele lugar”, diz.

com DIEGO ALEJANDRO, KARINA MATIAS e VICTÓRIA CÓCOLO


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.



Créditos

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *