Pelo menos nove pessoas, incluindo sete jovens de 17 a 21 anos de idade, morreram em um grave acidente em um trecho da rodovia BR-376, em Guaratuba, no litoral do Paraná.
Segundo a Polícia Rodoviária Federalista (PRF), uma carreta contêiner que seguia no sentido Santa Catarina perdeu os freios e atingiu uma van, que se chocou contra um coche antes de ser arrastada pelo caminhão para fora da pista. Em seguida galgar a mureta de proteção, a carreta tombou sobre a van que ficou esmagada.
De congraçamento com a PRF, unicamente um dos dez ocupantes da van – um juvenil de 17 anos – foi resgatado com vida. Ele sofreu ferimentos leves e foi levado, junto com o motorista da carreta, um varão de 30 anos, para o Hospital São José, em Joinville. O motorista da carreta se feriu levemente, enquanto o condutor do coche atingido pela van não se machucou. Uma das vítimas fatais é Oguener Tissot, coordenador técnico do Projeto Vogar Para o Porvir.
Medalhas
Os passageiros da van integravam uma equipe de remo de um projeto ligado à prefeitura de Pelotas (RS). O grupo voltava de uma competição vernáculo, em São Paulo, onde os oito adolescentes ganharam sete medalhas, incluindo uma de ouro.
O acidente ocorreu por volta das 21h40 de domingo (21). Porquê a van ficou prensada sob o contêiner, as equipes de resgate tiveram que esperar a chegada de um guindaste.
O tráfico na BR-376 permaneceu interrompido até a manhã desta segunda-feira (21), causando congestionamentos que se estenderam por quilômetros nos dois sentidos.
As outras duas vítimas são o motorista de uma van e o coordenador técnico da equipe de remo.
Mensagens
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva usou suas redes sociais para lamentar o ocorrido. “Com tristeza e tarar, soube da morte de nove pessoas, sendo sete adolescentes, de uma equipe de remo de Pelotas, em um trágico acidente na BR-376, em Guaratuba, Paraná. Não há palavras que possam descrever a dor de perder um fruto ou neto. A dor é irreparável. Meus sentimentos e solidariedade aos familiares e amigos das vítimas” afirmou.
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, também se manifestou. “Recebo com imensa tristeza a notícia do trágico acidente no Paraná, que tirou a vida de nove pessoas, entre elas, sete jovens de Pelotas, atletas do projeto Vogar para o Porvir”, escreveu o governador nas redes sociais, acrescentando que a equipe estava “representando nosso Estado com muita honra”.
A prefeitura de Pelotas decretou luto municipal de sete dias e informou que dará assistência aos familiares das vítimas, cujos nomes ainda não informados.