A Assembleia Legislativa de Pernambuco aprovou o Projeto de Lei nº 2690/2025, que institui a Rota Turística do Cangaço. A iniciativa tem o objetivo de fortalecer o turismo histórico e cultural em 15 municípios do Sertão ligados ao movimento do cangaço.
A nova rota prevê incentivo a eventos culturais e gastronômicos, capacitação de profissionais do setor e ações de desenvolvimento sustentável. O projeto é de autoria do deputado estadual Fabrizio Ferraz (SD).
Municípios incluídos na rota: Afogados da Ingazeira, Betânia, Cabrobó, Calumbi, Carnaubeira da Penha, Flores, Floresta, Ibimirim, Mirandiba, Paranatama, Santa Cruz da Baixa Verde, São José do Belmonte, Serra Talhada, Tacaratu e Triunfo.
Segundo o texto aprovado, a proposta deve impulsionar a cadeia produtiva do turismo, gerar emprego e renda e preservar a memória do cangaço no Sertão. A regulamentação e execução das ações ficarão sob responsabilidade do Governo do Estado.
A redação final foi aprovada pela Comissão de Redação Final da Alepe, presidida pelo deputado Diogo Moraes (PSB), e recebeu parecer favorável dos parlamentares Gilmar Júnior (PV), Joãozinho Tenório (Patriota) e Cayo Albino (PSB).
A rota tem Serra Talhada como um dos principais pontos de referência. Terra natal de Lampião, o município abriga o Museu do Cangaço, um dos espaços dedicados à preservação da história do movimento, que marcou cidades e povoados nordestinos nas primeiras décadas do século XX.


