O prazo para a população se vacinar contra a versão XBB da covid-19 no Rio de Janeiro termina no próximo domingo (25). Depois de uma ampliação da campanha realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), quem tem cinco anos de idade ou mais ficou capaz a receber a vacinação contra a doença.
A única exigência para ter o reforço é que a ração anterior tenha sido aplicada há, pelo menos, um ano. Conforme a SMS, “o imunizante previne contra novas cepas e reduz as chances de internação e mortalidade pela doença”.A Secretaria de Saúde informou que a vacina está disponível em 238 clínicas da família e centros municipais de saúde espalhados pela cidade. A população também pode receber o imunizante no Super Meio Carioca de Vacinação, em Botafogo. O funcionamento em todos os dias é das 8h às 22h.
Outrossim, a vacina pode ser encontrada no Super Meio Carioca de Vacinação – unidade Campo Grande, localizado no Park Shopping Campo Grande, na zona oeste do Rio, que também abre todos os dias, de consonância com o horário de funcionamento do meio mercantil.
“É muito importante que todos os cariocas estejam atentos. Se o Rio tem uma situação epidemiológica confortável contra a covid-19 é porque a gente alcançou uma subida cobertura vacinal. 98% dos cariocas têm a primeira e a segunda ração da vacina, mas essa cobertura não dura para sempre. Ela vem caindo ao longo do tempo e, por isso, é muito importante o reforço com a vacina XBB, que protege contra a sub versão da versão Ômicron XBB. A vacina está disponível até o dia 25 para todas as pessoas com mais de cinco anos de idade”, afirmou à Filial Brasil, o secretário municipal de Saúde do Rio, Daniel Soranz.
Aumento de casos
O Boletim InfoGripe, da Instalação Oswaldo Cruz – divulgado nessa quinta-feira (22) – indica um aumento de internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) na Bahia, Goiás, Paraíba, São Paulo e Sergipe, resultado da ação do Rinovírus e do Sars-CoV-2 que causam a covid-19.
“Os meses de inverno são os mais preocupantes para as doenças respiratórias. O número de casos de covid aumentou em alguns estados. Cá no Rio, principalmente, o totalidade de casos de influenza, de gripe, também aumentou, logo, é muito importante que o carioca se vacine e se proteja contra a gripe e contra a covid”, finalizou Soranz.