Diretores que mais reduzirem evasão escolar serão premiados no Rio

Diretores que mais reduzirem evasão escolar serão premiados no Rio

Diretores de escolas no estado do Rio de Janeiro que obtiverem a maior redução da evasão de estudantes no ensino médio serão premiados. O Prêmio Firjan SESI SEEDUC – Combate à Evasão no Ensino Médio, lançado nesta quarta-feira (18), vai premiar os gestores com uma mergulho internacional e com materiais para a escola.

O prêmio é uma inciativa da Secretaria Estadual de Instrução com a Firjan Sesi. Ao todo, serão premiadas 66 escolas que tiverem a maior redução percentual da taxa de descuramento escolar entre os anos de 2023 e 2024. Em caso de empate, será considerada a escola com o menor índice integral de descuramento escolar em 2024.

A apuração dos resultados será realizada pela Ramificação de Estudo de Dados da Instrução e Cultura e pela Ramificação de Avaliação da Instrução e Cultura da Firjan SESI a partir da divulgação dos resultados do Instituto Vernáculo de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O prêmio será entregue no segundo semestre de 2025. O Prêmio Ouro será entregue a 14 escolas, que receberão um programa de mergulho internacional para o gestor da escola e materiais para ajudar no estágio dos alunos. O Prêmio Prata será para 52 escolas que receberão Programa de Submersão Vernáculo para o Gestor.

De convénio com o Recenseamento Escolar, o ensino médio é a lanço com maior taxa de repetência, que é 3,9%, e de evasão, 5,9%. O estudo Combate à Evasão no Ensino Médio: Desafios e Oportunidades, da Firjan SESI e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), mostra que meio milhão de jovens supra de 16 anos abandonam a escola a cada ano.



Créditos

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *