Três candidatos a prefeito foram conduzidos à delegacias para esclarecimentos neste domingo (27), dia de votação do 2º vez das eleições municipais em 51 cidades brasileiras. A informação é do Relatório Operacional Eleições Municipais 2024 – 2º vez atualizado às 15h pelo Meio Integrado de Comando e Controle Pátrio (CICCN).
O documento repassado à prensa não detalha onde se deu a meio, o nome dos candidatos e se a iniciativa foi da Polícia Federalista, da Polícia Rodoviária Federalista ou do Tropa Brasiliano que hoje trabalham no pedestal e segurança ao pleito.
Quadro da Polícia Federalista sobre “casos eleitorais em curso”, registra que há “situações flagranciais em estudo” em Alagoas, Amazonas, Ceará e Rio de Janeiro.
O relatório também contabiliza que 17 eleitores foram presos e 15 conduzidos a delegacias, além de um jovem orientado. Uma arma foi apreendida. Também houve 70 apreensões de material de campanha eleitoral.
As forças de segurança informam a ocorrência de 46 crimes eleitorais, dos quais, 17 são boca de urna e 11, propaganda eleitoral irregular. Há registro de cinco casos de compra de votos e outros cinco de tentativa de violação de sigilo de voto.