Foto: Reprodução.
As eleições municipais deste ano em Caruaru continuam dando o que falar e prometem trazer ainda mais dor de cabeça para um dos partidos de oposição, o PDT. A legenda, há anos sob o controle do grupo político liderado pelo ex-prefeito e candidato derrotado na última disputa pela Prefeitura, José Queiroz, está sendo investigada por suposta fraude eleitoral.
O jornalista e especialista em política, Kalebe Pereira, teve informações de fontes, sobre uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) que apura a existência de quatro candidaturas fictícias, conhecidas popularmente como “candidaturas laranjas”, nas eleições municipais de Caruaru-PE.
A investigação envolve quatro mulheres que concorreram ao cargo de vereadora pelo PDT e obtiveram, juntas, apenas 65 votos nas urnas. Esse número levantou suspeitas de que as candidaturas tenham sido usadas para fraudar a cota eleitoral de gênero, que exige que pelo menos 30% das candidaturas sejam femininas, conforme determina a legislação.
Além do baixo desempenho nas urnas, a apuração também destaca a ausência de quaisquer atos de campanha por parte das candidatas durante o período eleitoral, o que reforça a suspeita de fraude.
Posted inUltimas noticias