O volante espanhol Rodri, do Manchester City (Inglaterra), conquistou a Globo de Ouro, que premia os melhores da temporada 2023/2024, nesta segunda-feira (28) em cerimônia realizada no Théâtre du Châtelet, em Paris (França). Já o brasílico Vinicius Júnior, do Real Madrid (Espanha), acabou fincando em segundo na premiação, enquanto o inglês Jude Bellingham, também da equipe espanhola, garantiu a terceira posição.
HERE IS THE 2024 BALLON D’OR RANKING! #ballondor @ChampionsLeague pic.twitter.com/3aPyAe5yAr
— Ballon d’Or (@ballondor) October 28, 2024
Rodri, que conquistou o prêmio pela primeira vez, foi fundamental para ajudar sua equipe a ocupar o quarto título seguido do Campeonato Inglês. Ou por outra, ele foi eleito o melhor jogador da Eurocopa deste ano, posteriormente a Espanha ocupar seu quarto título, um recorde. O madrilenho de 28 anos é o primeiro meio-campista defensivo a lucrar a Globo de Ouro desde o germânico Lothar Matthaus em 1990 e o terceiro espanhol a prometer o prêmio, depois de Alfredo Di Stéfano (1957 e 1959) e Luis Suárez (1960).
Na votação, que conta somente com votos de jornalistas esportivos, ele superou entre outros Vinicius Júnior, que aparecia com grande nepotismo posteriormente uma temporada 2023/2024 na qual marcou 24 gols e deu nove assistências em 39 partidas pelo Real Madrid, conquistando os títulos da Liga dos Campeões, do Campeonato Espanhol e da Supercopa da Espanha.
Entre as mulheres a honra de levar o troféu da Globo de Ouro para morada também ficou com uma desportista da Espanha, a meio-campista Aitana Bonmatí, que foi peça importante na conquista da Liga dos Campeões pelo Barcelona (Espanha) e da Despensa do Mundo com o seu país.
Women’s Ballon d’Or! A @FCBfemeni business! 💙❤️#ballondor @UWCL @weuro2025 pic.twitter.com/DolFfvBbRr
— Ballon d’Or (@ballondor) October 28, 2024
Globo de Ouro
A Globo de Ouro é um prêmio oferecido pela revista France Football. Ele teve a sua primeira edição no ano de 1956. Inicialmente ele era entregue somente a jogadores nascidos na Europa. Mas, a partir de 1995 atletas de fora da Europa que atuavam no Velho Continente também passaram a ser considerados na premiação.
Já em 2006 o leque de candidatos aumentou mais, passando a se considerar atletas que atuassem fora da Europa. O maior vencedor da história da Globo de Ouro é o craque prateado Lionel Messi, que já levou para morada oito desses troféus. O segundo maior vencedor é o português Cristiano Ronaldo, com cinco conquistas.
Exclusivamente quatro jogadores nascidos no Brasil já receberam a honraria: Kaká (2007), Ronaldo (1997 e 2002), Rivaldo (1999) e Ronaldinho Gaúcho (2005).
*Com informações da filial de notícias Reuters.