A edição de 2024 do festival Revelando São Paulo, maior evento devotado às culturais regionais do estado, termina neste final de semana, depois passar pelas cidades de Barretos, Iguape, Presidente Prudente e São José dos Campos. Segundo a assessoria do festival, as edições no interno atenderam 200 milénio visitantes. A edição na capital, que começou na quinta-feira (12) e vai até domingo (15) tem previsão de público de 80 milénio pessoas, com maior concentração no sábado e domingo. O festival é gratuito.
São Paulo – Show do cantor Almir Sater no Festival Revelando São Paulo, no Parque da Chuva Branca – Foto Paulo Pinto/Agencia Brasil
A programação é variada, com barracas de artesanato e comidas típicas da culinária paulista, distribuídas na dimensão de exposições do Parque da Chuva Branca, que sedia órgãos do governo uma vez que a Secretaria de Cultivação, e fica localizado na zona oeste da cidade. Os 142 participantes representam 88 municípios de 12 regiões paulistas. Também haverá apresentações de dança e música típicas, além de shows uma vez que o do violeiro Almir Satter, que encerrou a programação do palco ontem.
Em nota, a organização informou à Escritório Brasil que a curadoria do Revelando São Paulo é pautada pela tradição e pela transmissão desses conhecimentos, que são passados de geração para geração. “É uma reverência a esses mestres, guardiões das expressões mais tradicionais da nossa cultura tão diversa”.
São Paulo – Festival da tradicional cultura paulistana, Revelando São Paulo ocorre no Parque da Chuva Branca – Foto Paulo Pinto/Agencia Brasil
Essa inconstância pode ser observada no evento por meio das comunidades representadas: caipiras, caiçaras, povos originários, quilombolas e ciganos. Ou por outra, levante ano o Revelando fez parcerias com outras instituições, uma vez que o Catavento e o Museu de Arte Sacra, que trazem a experiência das culturas tradicionais por meio da estética”. Detalhes da programação estão no site do evento.