A Dependência Brasileira de Lucidez (Abin), forças federais e estaduais atuam em conjunto nesta sexta-feira (6) e no sábado (7) para prometer a segurança durante os desfiles do Dia da Independência, em diversas partes do país.
A Abin mobilizou o núcleo de perceptibilidade e monitoramento, em Brasília, para atuar de maneira integrada com as superintendências estaduais do órgão e com parceiros do Sistema Brasiliano de Lucidez (Sisbin), com o governo do Província Federalista e a Presidência da República. O objetivo é identificar ameaças e eventuais incidentes que possam colocar em risco a segurança de autoridades e demais participantes dos eventos.
Dentro da estratégia de segurança, as superintendências estaduais da Abin trabalham no envio de informações consideradas relevantes ao núcleo de perceptibilidade, em Brasília.
Segurança da Presidência
O Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR) empregará tapume de 600 integrantes para prometer a segurança das autoridades federais durante o desfile cívico-militar neste feriado, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.
De negócio com o GSI, o efetivo é maior do que em anos anteriores em função do aumento da extensão do desfile, com mais arquibancadas, exigindo o reforço do pessoal empregado.
Os militares integram o Comando Militar do Planalto, responsável pelas tropas sediadas no Província Federalista, Goiás, Tocantins e no Triângulo Mineiro.
Atuação
Antes do desfile em Brasília, os agentes do GSI/PR farão uma varredura eletrônica e antibombas nos prédios da Esplanada dos Ministérios e periferia e ocuparão locais estratégicos para reparo.
No dia do desfile, o GSI/PR controla as arquibancadas laterais e frontais mais próximas à tribuna das autoridades. Nessas arquibancadas, os convidados passam por rígido controle de chegada, via pórticos detectores de metais, em seguida apresentação do invitação de chegada. Todo o trajecto de deslocamento de autoridades é marginado por agentes de segurança.
Espaço leviano
O espaço leviano próximo à Esplanada estará interditado e somente drones cadastrados poderão voar na espaço médio de Brasília. Bloqueadores de drones estáticos e móveis e armamento portátil antidrone serão acionados para proteger autoridades. As equipes do GSI/PR também utilizarão drones de vigilância, monitorados por agentes de estudo de risco.
Toda a Esplanada estará sob monitoramento de segurança, por meio de câmeras de vigilância distribuídas em toda a avenida.
Trânsito
Os órgãos de segurança pública do Província Federalista farão o controle de trânsito para chegada à Esplanada dos Ministérios, que a partir das 23h desta sexta-feira estará fechada para os veículos.
No sábado, os agentes controlarão o chegada à espaço de segurança, com revista do público para evitar a ingressão no espaço de itens proibidos pelos órgãos de segurança pública.
Entre os itens proibidos para levar ao desfile da Independência, estão fogos de artifício e similares; artefatos explosivos; substâncias inflamáveis armas de lume em universal; armas brancas ou qualquer outro objeto que possa ocasionar ferimentos, mesmo que representem utensílios de trabalho ou culturais; armas de brinquedo, réplicas; latas, copos, garrafas, coolers e isopores; apontador a laser ou similares; bolsas e mochilas com mais de 100 cm na soma das dimensões dos três lados (profundidade, largura e profundidade); sprays e aerossóis; animais em universal, exceto cães-guias; entre outros.