Serão empregados um total de 711 profissionais da segurança pública para assegurar a ordem e a tranquilidade do público presente no Marco Zero, nesta quarta-feira (27). Uso de tecnologias avançadas como drones, além de sobrevoo de aeronaves, também estão garantidos
A Secretaria de Defesa Social (SDS) e suas operativas estão prontas para garantir a segurança dos amantes do brega pernambucano, que têm encontro marcado na noite desta quarta-feira (27) para assistir ao show de gravação do DVD da cantora Priscila Senna, a “Musa”, em comemoração aos seus 15 anos de carreira. O evento, que acontece a partir das 18h no Marco Zero, com expectativa de reunir um grande quantitativo de público, vai contar com a força de trabalho de 711 profissionais da segurança pública, entre policiais militares, policiais civis e bombeiros militares, além de demais setores da SDS.
“Além da presença das forças policiais em locais estratégicos de todo o entorno do Marco Zero com ações ostensivas e preventivas, o esquema de segurança para o show, que terá a participação de diversos convidados da cena musical nacional, contará também com o uso de tecnologias avançadas como drones, controle de acesso do público e sobrevoo das aeronaves do Grupamento Tático Aéreo para o apoio ao efetivo lançado no terreno. Nosso objetivo é garantir a ordem social do início ao final do show”, esclareceu a gerente de Articulação e Segurança de Grandes Eventos da SDS, tenente-coronel Rafaela Reny, acrescentando que o Centro Integrado de Comando e Controle Estadual (CICCE) será ativado para monitoramento em tempo real de todo o evento.
A PMPE vai atuar de maneira integrada com as diversas unidades especializadas e ordinárias, que serão mobilizadas estrategicamente para assegurar a tranquilidade do público durante o evento. Serão empregados um total de 671 PMs, inclusive com a presença dos novos integrantes da Corporação, realizando policiamento ostensivo geral a pé. Sob o comando do tenente-coronel Andherson Fredherick, do Batalhão de Policiamento Turístico (BPTUR), a operação terá o apoio das seguintes unidades especializadas: Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), que será responsável pela organização do tráfego nas imediações do evento em conjunto com outros órgãos de trânsito, com foco na fluidez e segurança viária para pedestres e condutores; Regimento de Polícia Montada (RPMon), que atuará nos pontos de bloqueio em apoio ao policiamento a pé; Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (ROCAM), empregada nas áreas de difícil acesso, com foco na prevenção de delitos e pronta resposta a ocorrências.
Também haverá a presença do Batalhão de Polícia de Radiopatrulha (BPRp), para atuação nas abordagens diante de grandes grupos; do Batalhão de Choque (BPChoque), com uma patrulha no Marco Zero, além de manter uma prontidão no quartel para atuação de reforço imediato em casos de tumultos ou aglomerações descontroladas, garantindo a ordem pública; Companhia Independente de Policiamento com Cães (CIPCães), responsável pelos principais corredores de acesso apoiando as abordagens realizadas pelo policiamento ostensivo a pé; e 16º BPM, coordenando as equipes nos pontos de bloqueio nas três pontes de acesso ao local do evento, além do patrulhamento a pé e motorizado nas principais vias de acesso ao evento, como a avenida Conde da Boa Vista, rua da Aurora e avenida Guararapes.
Apesar de o evento ser à noite, os trabalhos começam à tarde nos corredores de segurança, a exemplo da PE-15, Estrada da Batalha, Avenida Norte, Avenida Agamenon Magalhães, Estrada dos Remédios e Avenida Mascarenhas de Morais. Ao mesmo tempo, começa também a cobertura nos Terminais Integrados, como o da PE-15, Cajueiro Seco, Macaxeira, Largo da Paz e Tancredo Neves. Os arredores do show, que são os bairros de Santo Antônio e São José, começam a receber patrulhamento diferenciado mais cedo.
Em relação à Polícia Civil, haverá o reforço da Delegacia da Rio Branco, localizada em frente ao Centro de Artesanato, com equipe composta por delegado, agentes e escrivães, que estará preparada para realizar todos os tipos de procedimentos policiais. Já as equipes do Corpo de Bombeiros vão contar com o apoio de um Auto Bomba Tanque (de combate a incêndio) e de um Auto Resgate (ambulância).

Posted inUltimas noticias