Incêndio na Chapada dos Veadeiros ainda não foi controlado

Incêndio na Chapada dos Veadeiros ainda não foi controlado

O incêndio que atinge desde a última quarta-feira (25) o Parque Vernáculo da Chapada dos Veadeiros, próximo à Vila de São Jorge, no estado de Goiás, ainda não foi contido, segundo a Parquetur, concessionária da unidade de conservação. O sítio permanece fechado à visitação nesta sexta-feira (27).

De consonância com a nota divulgada pela concessionária, mais de 60 brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Instituto Brasílico do Meio Envolvente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e voluntários atuam para controlar as chamas. “Foram lançados 21.450 litros de chuva por um helicóptero equipado com Bambi Bucket, dispositivo projetado para combate airado ao lume”, informa.

Logo depois a identificação do incêndio dentro da unidade de conservação, as áreas de visitação foram esvaziadas pelas equipes da Parquetur e novas entradas foram suspensas. Os ingressos adquiridos para as datas em que o parque estiver fechado poderão ser reagendados ou cancelados pelos canais de atendimento da concessionária. “A Parquetur e o ICMBio reforçam o compromisso com a segurança das pessoas, da fauna e da flora do Parque Vernáculo da Chapada dos Veadeiros”, conclui a nota.

A reportagem da Escritório Brasil entrou em contato com o ICMBio para buscar informações sobre a espaço atingida pelo incêndio, mas até o momento da publicação não obteve resposta.

Segundo incêndio

No início do mês de setembro, uma espaço de 10 milénio hectares do Parque Vernáculo da Chapada dos Veadeiros foi consumida pelo lume, na região entre o Paralelo 14 e a Catadupa Simão Correia. O lume foi detectado no dia 5 e somente foi contido sete dias depois, com a mobilização de 121 brigadistas dos órgãos ambientais e voluntários.

Parque

O Parque Vernáculo da Chapada dos Veadeiros está localizado no nordeste do estado de Goiás, entre os municípios de Tá Paraíso de Goiás, Cavalcante, Teresina de Goiás, Novidade Roma e São João d’Federação.

Criado em 1961, o sítio protege uma espaço aproximada de 240.611 hectares de Obstruído. No sítio, há espécies únicas de vegetais, nascentes e cursos d’chuva, rochas pré-históricas. Desde 2001, o sítio foi proferido Patrimônio Procedente da Humanidade, pela Organização das Nações Unidas para a Ensino, a Ciência e a Cultura (Unesco).



Créditos

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *