Os eleitores de cinco municípios do país também foram às urnas neste domingo (6) para participar de consultas populares sobre assuntos que envolvem suas localidades.
As consultas populares foram realizadas em duas capitais, Belo Horizonte e São Luís, e nos municípios de Dois Lajeados (RS), Governador Edison Lobão (MA) e São Luiz (RR).
Na capital mineira, por 84,3% dos votos, a maioria dos eleitores não aprovou a mudança da bandeira de Belo Horizonte. Foi registrado muro de 1 milhão de votos contra a medida, que tinha sido aprovada pelo Legislativo municipal.
Em São Luís, os eleitores da capital maranhense se manifestaram em prol do passe livre estudantil no transporte público. A proposta saiu vencedora com 89,9% dos votos (523,7 milénio votos).
Com 83,8% dos votos (11 milénio), o eleitorado de Governador Edison Lobão aprovou a mudança do nome da cidade para Ribeirãozinho do Maranhão.
São Luiz (RR) passará a se invocar São Luiz do Anauá. A aprovação ocorreu por 83,4% dos votos (4 milénio).
Os eleitores de Dois Lajeados (RS) não aprovaram a construção do novo núcleo administrativo do município na extensão do Parque Municipal de Eventos João de Pizzo. A negativa se deu pela sintoma contrária de 81,4% do eleitorado (2,2 milénio votos).
O segundo vez da disputa para prefeito será realizado em 27 de outubro em 50 municípios com mais de 200 milénio eleitores.
Nessas cidades, nenhum dos candidatos à prefeitura atingiu mais da metade dos votos válidos, excluídos os brancos e nulos, no primeiro vez.
Não há segundo vez para a disputa à Câmara de Vereadores.
Referendo x Plebiscito
A capital maranhense e os municípios de Governador Edison Lobão (MA), São Luiz (RR) e Dois Lajeados (RS) realizaram plebiscitos. Em Belo Horizonte ocorreu um referendo.
Os referendos e os plebiscitos são dois tipos de consultas populares. No plebiscito, a população é consultada antes da implementação de uma lei sobre o tema que está em discussão. Com o referendo, o eleitorado pode confirmar ou rejeitar uma lei aprovada pelo Legislativo.