O governo do estado do Rio de Janeiro determinou o fechamento temporário de todos os parques por desculpa das queimadas. O secretário de Envolvente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi, anunciou neste sábado (14) que a visitação de turistas foi suspensa e que as equipes de guarda-parques estão em campo para combater os incêndios.
Segundo o Corpo de Bombeiros, exclusivamente na sexta-feira (13) foram extintos mais de 330 focos de incêndios florestais em todo o estado. Nesta manhã, ainda havia mais de 20 ocorrências em curso.
Em enunciação nas redes sociais, o secretário afirmou que o fechamento foi deliberado pelo governo para prometer a segurança dos visitantes dos parques e também para evitar novas ocorrências. O estado vai concentrar esforços da Policia Ambiental, Corpo de Bombeiros e Delegacia de Crimes Ambientais no combate aos focos de incêndio e identificação de ações criminosas.
De convenção com Rossi, em caso de ações criminosas, os terrenos em questão serão embargados e não poderão ser utilizados.
“É importante falar que estamos com uma parceria muito grande com a delegacia de proteção ao meio envolvente, contra os crimes ambientais. Importante manifestar que pessoas façam suas denúncias, porque, infelizmente, tem muita gente que aproveita os momentos de seca para cometer crimes ambientais”, disse.