Pernambuco alcançou um marco histórico na segurança pública ao zerar, em 2025, as ocorrências de roubos a carros-fortes e caixas eletrônicos. De acordo com dados da Secretaria de Defesa Social (SDS), entre janeiro e novembro deste ano não houve nenhum registro dessas modalidades criminosas em todo o Estado. No mesmo período, foram contabilizados apenas três furtos em instituições bancárias.
O resultado positivo é fruto do trabalho estratégico e integrado das forças de segurança, com destaque para a atuação da Força-Tarefa Crimes Patrimoniais, criada em 2023. A iniciativa tem como foco o enfrentamento qualificado aos crimes contra o patrimônio, utilizando análise de dados, ações preventivas e repressão direcionada a quadrilhas especializadas.
As investidas contra carros-fortes já não ocorrem em Pernambuco há quatro anos consecutivos, enquanto os furtos a caixas eletrônicos apresentam queda contínua, com média de apenas três casos por ano. Já os crimes contra agências bancárias caminham para fechar 2025 como um dos menores índices desde o início da série histórica, em 2011 bem distante dos anos mais críticos, como 2013 e 2017, quando foram registrados 52 casos cada.
Segundo o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, as ações operacionais foram decisivas para os avanços. “Conseguimos reduções drásticas desses delitos, fortalecendo o combate aos crimes contra instituições financeiras e inibindo a atuação ousada de quadrilhas, por meio de um trabalho de repressão qualificada”, destacou.
Com esses números, Pernambuco reforça o compromisso de encerrar 2025 com resultados expressivos na redução da criminalidade, consolidando políticas públicas eficazes e integradas na área da segurança.


