Agricultores e agricultoras familiares da comunidade Serra dos Pintos, no 3º distrito rural de Caruaru, participaram, nesta terça-feira (10), de um mutirão para emissão do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF). A ação, promovida pela Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), levou atendimento direto à comunidade, facilitando o acesso a serviços essenciais para quem vive e produz no campo. Este foi o primeiro mutirão do CAF de 2026, outros serão viabilizados em breve.
Nesta ação o CAF garantiu acesso ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), além de linhas de crédito, Seguro Safra e benefícios previdenciários, incluindo a aposentadoria rural junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Essenciais para a agricultura familiar.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Rural, Weslley Nascimento, a iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com a inclusão no meio rural. “Levar o mutirão às comunidades é garantir dignidade e aproximar as políticas públicas de quem produz, fortalecendo a agricultura familiar e o desenvolvimento rural”, destacou.

Posted inUltimas noticias

