Setores produtivos reagem à possível saída de Danilo Cabral da Sudene

Setores produtivos reagem à possível saída de Danilo Cabral da Sudene

Foto: Reprodução.
Empresários, políticos e entidades de Pernambuco defendem permanência do superintendente, diante de rumores de articulação para substituição
A possível substituição de Danilo Cabral da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) provocou grande repercussão em Pernambuco. A notícia gerou reações imediatas de diversos setores da sociedade, incluindo empresários, deputados, senadores e lideranças políticas de vários partidos, que se manifestaram publicamente em defesa da permanência do gestor à frente da autarquia.
Segundo informações, o governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), teria articulado junto ao ministro da Casa Civil, Rui Costa, a saída de Danilo Cabral do cargo. O pano de fundo da disputa seria o traçado e o financiamento da ferrovia Transnordestina, obra considerada estratégica para o desenvolvimento regional.
Danilo, que é pernambucano, tem se destacado na defesa da conclusão do trecho da ferrovia que liga Salgueiro ao Porto de Suape, um dos mais importantes para a logística do Nordeste. Ainda durante sua gestão, uma articulação envolvendo a Sudene, o Tribunal de Contas da União (TCU), a Casa Civil e o Ministério da Integração Nacional viabilizou a liberação de R$ 3,6 bilhões para a obra, com recursos do FNDE. Essa conquista desmonta a narrativa de que a autarquia estaria travando recursos para o trecho cearense da ferrovia.
A mobilização em prol da permanência de Danilo Cabral ganhou ainda mais força com uma nota conjunta assinada por cinco importantes entidades que atuam em Pernambuco. A Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), o Centro das Indústrias do Estado de Pernambuco (Ciepe), o grupo Atitude PE, o Lide Pernambuco e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE) destacaram a importância da gestão de Danilo na Sudene.
“Danilo Cabral tem se consolidado como um parceiro estratégico do setor produtivo, atuando de forma incansável por políticas públicas e investimentos que impulsionem o desenvolvimento do Nordeste”, afirmou a nota conjunta.
A pressão política e institucional aumenta sobre o governo federal, que agora precisa decidir se manterá ou não Danilo Cabral no comando da Sudene, diante da expressiva demonstração de apoio em Pernambuco.



Créditos

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *