Tarifaço de Trump afeta exportações: metade dos principais produtos brasileiros teve queda nas vendas para os EUA

Tarifaço de Trump afeta exportações: metade dos principais produtos brasileiros teve queda nas vendas para os EUA

Foto:Cortesia.
Com o fim da pausa de 90 dias nas tarifas recíprocas impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, marcado para esta quarta-feira (9), as exportações brasileiras podem enfrentar novos desafios. A medida, que atinge mais de 180 países, já tem refletido negativamente nos números de comércio exterior do Brasil.
Um levantamento divulgado pela Câmara Americana de Comércio (Amcham) revela que o chamado “tarifaço” teve impacto direto nas vendas de produtos brasileiros para os Estados Unidos. Em maio, cinco dos dez itens mais exportados pelo Brasil para o mercado americano registraram queda no volume comercializado.
Além das tarifas, fatores como a demanda reduzida e o aumento da concorrência com produtos de outros países também contribuíram para o recuo nas exportações de parte desses itens.
Apesar das perdas pontuais, o desempenho geral das exportações brasileiras para os Estados Unidos foi considerado positivo. O total exportado atingiu um recorde histórico no mês de maio, o que mostra a resiliência de alguns setores mesmo diante do cenário de incertezas comerciais.
Com o possível retorno das tarifas a partir de julho, especialistas alertam para a necessidade de o Brasil buscar novos acordos comerciais e alternativas de mercado para manter a competitividade no cenário internacional.



Créditos

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *