O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) atualizou há pouco o número de ocorrências registradas durante a votação em todo o país.
O aplicativo Pardal, utensílio solene do TSE, recebeu 5.795 denúncias neste domingo (6), primeiro vez das eleições municipais.
As principais irregularidades foram boca de urna (3.401), fixação de faixas e cartazes (230) e distribuição de panfletos (207).
Urnas quebradas
Até as 15h30, 2.651 urnas eletrônicas foram substituídas, número equivalente a 0,5% do totalidade de equipamentos.
O TSE também informou que uma seção eleitoral registrou votação manual.
A substituição de urnas eletrônicas defeituosas é esperado pela Justiça Eleitoral, que já prepara equipamentos suplente para serem colocados em operação de inesperado.
Justificativas
De concordância com o TSE, foram enviadas ao sistema da Justiça Eleitoral 2,4 milhões de justificativas de carência na votação por meio do aplicativo e-Título. A plataforma também recebeu 10,4 milhões de consultas do sítio de votação.
Primeiro Vez
Mais de 155 milhões de eleitores estão aptos a votar em 5.569 municípios. O horário de votação é das 8h às 17h (horário de Brasília) em todo o país.
O sufragista vai votar para vereador e prefeito. Em cinco municípios do país, o eleitorado ainda deve participar de consultas populares.
O segundo vez da disputa poderá ser realizado em 27 de outubro em 103 municípios com mais de 200 milénio eleitores, nos quais nenhum dos candidatos à prefeitura atinja mais da metade dos votos válidos, excluídos os brancos e nulos, no primeiro vez.