Cinco missões nacionais de observação atuarão nas eleições municipais

Cinco missões nacionais de reparo atuarão nas eleições municipais

As eleições municipais de domingo (6) serão acompanhadas por cinco missões de observadores nacionais. A atuação de missões independentes é uma medida de praxe que ocorre em todas eleições.

De pacto com informações divulgadas nesta quinta-feira (3) pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as equipes credenciadas pelo tribunal vão percorrer 23 estados durante o pleito para verificar a transparência e a integridade das eleições brasileiras. Ao todo, as missões terão 259 pessoas para realizar a fiscalização. Somente o Amapá, Piauí e Tocantins não receberão a visitante de observadores nacionais.

O grupo de observadores será constituído por representantes do Movimento de Combate à Devassidão Eleitoral (MCCE), da Transparência Eleitoral Brasil, Associação Vernáculo das Defensoras e dos Defensores Públicos (Anadep), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Segundo o TSE, as missões de reparo eleitoral contribuem para sublimar o processo eleitoral brasílio e ampliar a crédito nas eleições.

Missões internacionais

As eleições também terão a participação de missões internacionais. Até o momento, a Organização dos Estados Americanos (OEA) e o Parlamento do Mercosul (Parlasul)  assinaram acordos com o TSE para acompanharem o pleito.

O primeiro vez das eleições está marcado para levante domingo (6). O segundo vez da disputa poderá ser realizado em 27 de outubro em 103 municípios com mais de com mais de 200 milénio eleitores, nos quais nenhum dos candidatos à prefeitura atingir mais da metade dos votos válidos, excluídos os brancos e nulos, no primeiro vez.



Créditos

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *