Com quase R$ 800 milhões girando na economia e um público de mais de 4 milhões de pessoas, São João de Caruaru 2025 foi o maior da história

Com quase R$ 800 milhões girando na economia e um público de mais de 4 milhões de pessoas, São João de Caruaru 2025 foi o maior da história

Recomendada por 98% dos visitantes, a festa reafirma sua grandeza com índices de sucesso
Não são apenas os 65 dias de festa e 27 polos de animação que garantem a Caruaru o título de Maior e Melhor São João do Mundo. A cada ano, vários índices comprovam o sucesso da festa, marcada pela multiculturalidade, a segurança e a geração de emprego e renda. Em 2025, o evento superou a expectativa de público e de movimentação financeira, com um fluxo de mais de 4 milhões de pessoas e movimentação de R$ 737,6 milhões, números que superam o sucesso registrado nos anos anteriores.
Os dados foram apresentados pelo prefeito Rodrigo Pinheiro, nesta quarta-feira (2), em um evento que recebeu jornalistas, autoridades políticas e servidores, no Centro Administrativo de Caruaru. Na ocasião, o gestor comemorou os resultados. “Foi um sucesso total o São João 2025. Fizemos um trabalho muito importante q respeito da segurança, que é o ponto principal de todos os nossos eventos, e garantimos a valorização dos artistas da nossa terra, do forró e da multiculturalidade, gerando emprego e renda, e consolidando nosso São João como o Maior e Melhor do Mundo”, celebrou.
A grandiosidade do evento também se reflete na geração de oportunidades. Apenas durante o mês de junho, foram gerados mais de 20 mil empregos diretos e indiretos. Nos polos de festa, mais de 26 mil artistas fizeram parte das apresentações. Ao todo, 82,85% das contratações foram realizadas pelo edital, com destaque para a valorização da cultura local: mais de 72,73% dos artistas contratados foram de Caruaru e mais de 81,38% das atrações foram de forró.
Entre o público, a aprovação também atingiu números impressionantes. De acordo com a pesquisa desenvolvida pela Simplex Consultoria em parceria com a Empetur, o índice de pessoas que recomenda a festa chega a 98,2%, enquanto o de aprovação é de 94,2%. O levantamento aponta que, durante a programação, a cidade recebeu pessoas de todo o Brasil, sendo 89,6% do Nordeste, 6,7% do Sudeste, 2,2% do Centro-Oeste, 0,8% do Norte e 0,7% do Sul.
Confira os números abaixo:
– Turismo– Mais de 4 milhões de pessoas aproveitaram a programação (8% a mais que 2024;— Quase 1.500 crianças passaram pela Bebeteca; – 94,2% do público aprova o São João de Caruaru;— 98,2% recomendam a festa;— 83,1% pretendem voltar ano que vem;— 69,1% afirmam que o São João de Caruaru é o melhor;– Visitantes do Brasil inteiro: 89,6% do Nordeste, 6,7% do Sudeste, 2,2% do Centro-Oeste, 0,8% do Norte e 0,7% do Sul;– 100% de ocupação da rede hoteleira.
– Economia– R$ 737,6 milhões movimentados na economia (7% a mais que 2024);– 20 mil empregos diretos e indiretos gerados em junho.
– Cultura– 65 dias de evento, com 27 polos de programação (13 na zona rural e 14 na zona urbana)— 1.434 atrações contratadas; – Mais de 26 mil artistas envolvidos (apresentações de música, dança, exposições, teatros, oficinas, exibições de cinema, etc)– 81,38% foram artistas de forró (1.167);– 82,85% foram contratados através de edital;– 72,73% da grade foi composta por caruaruenses (1.043).
– Segurança— Sistema de videomonitoramento 24h com 300 câmeras; — Redução de 6% no número de ocorrências (2.771 em 2025, 2.971 em 2024);— Redução de 2,3% no número de ocorrências no Pátio de Eventos (2.343 em 2025, 2.422 em 2024);— 8 indivíduos com mandado de prisão identificados por reconhecimento facial.
– Drilha— Mais de 50 mil pessoas;— Nenhuma ocorrência registrada.
– São João Sustentável— 352,59 toneladas de lixo domiciliar coletado;— 251,6 toneladas de lixo domiciliar coletado no Pátio de Eventos, Estação Ferroviária e entornos;— 100,9 toneladas de lixo domiciliar coletado no Alto do Moura;— 37,09 toneladas de material reciclável coletadas: 10,79 toneladas de latinhas, 7,15 toneladas de garrafas pet, 2,21 toneladas de plástico, 16,53 toneladas de vidro e 0,23 toneladas de alumínio.
– Ativações de patrocínio– Foram captados R$ 37,7 milhões por meio de patrocínio;– 30 marcas entraram com cotas de apoio e patrocínio.



Créditos

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *