O Comitê Paralímpico Brasílico (CPB) tem um novo presidente, o pernambucano José Antônio Ferreira Freire, que foi eleito nesta quarta-feira (2) para o ciclo 2025-2029. A escolha foi realizada durante Reunião Universal Ordinária de Eleição da entidade realizada no Meio de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.
José Antônio Ferreira Freire substituirá no incumbência Mizael Conrado, eleito em 2017 e reeleito em 2020. Outra decisão tomada na câmara foi a reeleição do ex-atleta Yohansson Promanação para o incumbência de vice-presidente.
“Vamos dar perpetuidade a levante trabalho maravilhoso realizado pelo presidente Mizael Conrado, com todos os projetos e programas por todo o país. Agradeço a ele pela parceria de longa data. É uma honra poder substituí-lo no CPB. Será um grande repto mantermos e até ampliarmos tudo o que foi feito até agora pelas pessoas com deficiência. Mas tenho a certeza de que, com o esforço de todos nós, faremos o CPB cada dia maior”, discursou José Antônio posteriormente a eleição.
Com mais de 40 anos de atuação no Movimento Paralímpico, divididos entre desportista e dirigente, José Antônio era presidente da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV) por duas gestões recentes, quando foi eleito em 2017 e reeleito em 2021.
Nascido na cidade de Carpina (Pernambuco), José Antônio é cego por pretexto de um descolamento de retina causado por uma cabeçada casual durante um jogo de futebol convencional aos 15 anos.
“Posteriormente a quinta colocação histórica nos Jogos de Paris 2024, com recorde de medalhas e campanha extraordinária, o CPB tem um porvir reluzente pela frente, porquê muitos projetos, programas, uma veras que nos faz crer que o Brasil continuará avançando. E, na eleição de hoje, foi eleito alguém com muita vivência no esporte. Teve trabalhos vitoriosos por onde passou, sendo uma referência não somente para a Paraíba, mas para todo território vernáculo. Libido a ele parabéns pela eleição e muita sorte nesta jornada”, declarou Mizael Conrado, que completará seu segundo procuração na presidência do CPB até o dia 31 de dezembro deste ano.
Campanha histórica
José Antônio Ferreira Freire assume o comando do CPB posteriormente o Brasil fechar a Paralimpíada de Paris (França) com recordes de pódios (89) – 25 ouros, 26 pratas e 38 bronzes -, além do quinto lugar no quadro de medalhas do megaevento realizado na capital francesa, melhor colocação brasileira na história da competição.