O primeiro vez das eleições municipais, realizado neste domingo (6), teve 2.618 crimes eleitorais e 515 prisões, segundo balanço parcial do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) gerado às 19h30. O balanço final está previsto para a manhã desta segunda-feira (7).
Entre as mais de 500 prisões contabilizadas até agora, 22 foram de candidatos flagrados cometendo crimes.
As ocorrências de boca de urna foram maior secção dos crimes eleitorais, com 1.057 flagrantes. O transgressão de compra de votos/depravação eleitoral foi o segundo mais cometido, com um totalidade de 423 ocorrências. O balanço informa ainda os registros de propaganda eleitoral irregular, 309; de violação ou de tentativa de violação do sigilo de voto, 203; e de indisciplina a ordens da Justiça Eleitoral, 64.
Os agentes de fiscalização apreenderam mais de R$ 520 milénio nas ocorrências. Outras apreensões foram 47 veículos em uso para transporte irregular de eleitores e 28 armas de lume em posse dos abordados.
Os dados são enviados ao Ministério da Justiça e Segurança Pública pelas secretarias de segurança pública estaduais e pelas equipes da Polícia Federalista, da Polícia Rodoviária Federalista e da Força Vernáculo de Segurança Pública que atuam nos estados.